Os segredos de uma boa batônnage na produção de vinho

Batônnage: a arte de agitar as borras que se depositam no fundo de cubas de fermentação ou barris | Foto: Creative Commons

batônnage

A batônnage, termo francês que se traduz em português como “agitação das borras”, é uma técnica essencial na enologia moderna, particularmente na produção de vinhos brancos e espumantes.

O processo, que envolve a remobilização das borras (leveduras e partículas sedimentadas) durante a fermentação ou estágio de estágio em recipientes, tem um impacto profundo no perfil sensorial do vinho.

Continuar a ler “Os segredos de uma boa batônnage na produção de vinho”

O balanço da produção de vinho em Portugal em 2024/2025

A produção de vinho em Portugal na campanha de 2024/2025 enfrentou um enorme desafio e contrariedade: a instabilidade meteorológica durante o ciclo vegetativo da videira que favoreceu o surgimento de doenças, com especial incidência do míldio.

Assim sendo, o volume de vinho produzido foi de 6,9 milhões de hectolitros (hl), representando um decréscimo de 8% face à campanha 2023/2024.

Continuar a ler “O balanço da produção de vinho em Portugal em 2024/2025”

A caminho do iParque

O iParque é o Parque de Ciência e Tecnologia de Coimbra, complementando as infraestruturas para a inovação existentes na cidade, tais como o Instituto Pedro Nunes.

É neste contexto que a WiseShape aposta também no iParque como sua base futura para ampliação e crescimento, a par de outras unidades empresariais e entidades de I&DT, como CTCV – Centro de Tecnologia e Inovação ou Olympus Medical.

Continuar a ler “A caminho do iParque”