1. Franciscus Marius van der Niepoort fundou a Niepoort em 1842. O comerciante holandês nascido em 1813 em Hilversum mudou-se para Portugal, onde deu os primeiros passos como empreendedor como vendedor de vinho do Porto e sem qualquer tipo de propriedades vitivinícolas.
2. Eduard Rudolph van der Niepoort, o líder da 4ª geração Niepoort, investiu no Douro após o 25 de Abril de 1974 e salvou a companhia de uma crise financeira, recolocando a marca no mercado.
3. Dirk Niepoort é o grande impulsionador da história da Niepoort. Fez a ponte entre os séculos XX e XXI, adquirindo terrenos de vinha e quintas, investindo no desenvolvimento da marca, e procurando inovar em todos os sectores onde a Niepoort actua e produz vinho. Alia o desejo de inovação constante ao saber herdado do passado.
4. O Vintage 1997 da Niepoort foi celebrado como o melhor Vinho do Porto pela prestigiada revista Wine Spectator em 2000. A partir desse momento, a marca acelerou o processo de expansão pelo mundo. ?
5. A lendária Niepoort produz vinhos premium a partir das principais regiões demarcadas de Portugal: Douro, Dão, Bairrada, Verdes e Alentejo.
6. José Nogueira foi Master Blender da Niepoort por mais de 50 anos.
7. Daniel, Marco e Anna são os nomes da 6ª geração de winemakers da mítica marca luso-holandesa e começaram cedo a dedicar-se ao legado da família pela mão do pai Dirk.
8. Dirk Niepoort, o filho Daniel e Phillip Kettern da casa Lothar Kettern criaram a FIO Wines, uma marca que explora a famosa casta branca Riesling para a criação de um vinho de Mosel, um néctar complexo, com intensa mineralidade, aromas cítricos frescos e nuances de frutas de caroço e nozes e notas de sal no final.
9. A família Niepoort tem fama de coleccionar objectos. O avô de Dirk coleccionava selos, moedas e bilhetes de comboio, o pai dedicou-se a carros antigos e armas portuguesas e o líder da 5ª geração chegou a coleccionar… máquinas de escrever.
10. Um dos projectos-sonho paralelos de Dirk Niepoort é a plantação de chá… no Minho. A primeira colheita aconteceu em 2017. ?
Extra. Um dos mais recentes e inovadores conceitos da casa Niepoort é o Nat’Cool, um convite à festa e à partilha em torno de vinhos leves e fáceis de beber, que nunca perdem a sua autenticidade e organicidade.