1. Andrew James Symington, conhecido pela família e amigos por “AJ,” é o fundador da mítica companhia de vinho do Porto Symington. Chegou a Portugal em 1882 com 19 anos e casou com a portuense Beatrice Leitão de Carvalhosa em 1891.
2. “AJ” e Beatrice tiveram três filhos – Maurice, John e Ronald. Algumas das vinhas plantadas pela segunda geração Symington nos anos 1920 e 1930 sobrevivem até hoje.
3. A marca luso-britânica gere quatro grandes casas históricas de vinho do Porto – Graham’s Port, Cockburn’s Port , Dow’s e Warre’s. A gestão da empresa familiar vai na sexta geração.
4. A Symington é proprietária de um total de 26 quintas na Região Demarcada do Douro. Da área total de 2.255 hectares, 1.024 hectares correspondem a vinha plantada.
5. A maior propriedade está localizada no Douro Superior (Quinta do Vesúvio, 133 hectares) e a mais pequena está situada no vale do Rio Torto, no Cima-Corgo (Quinta da Madalena, 7 hectares).
6. A família Symington gere a maior área de vinha biológica certificada do norte de Portugal: 112 hectares.
7. A empresa lendária acredita profundamente nas castas autóctones do Douro e recusa importar e plantar castas internacionais na região para produção de vinho comercial. Assim sendo, a Symington adoptou duas grandes colecções de castas distintas que abraçam mais de 53 variedades diferentes.
8. Os históricos produtores de vinho do Porto utilizam a rega deficitária em áreas onde as videiras estão em risco de stress por calor extremo e recusam utilizar a hidratação por intervenção humana para aumentar o tamanho da colheita.
9. O Dow’s 2007 Vintage Port é o único vinho do Porto produzido no século XXI a obter 100 pontos na Wine Spectator.
10. O Dow’s 2011 Vintage Port foi considerado o melhor vinho do mundo de 2014 pela Wine Spectator.