Falemos da WiseShape e das vantagens para os enólogos relativamente às tradicionais soluções de inox e madeira para fermentação e armazenamento de vinho. Por que razão vale a pena apostar na solução de betão/cimento?
“A cubas de vinho da WiseShape reúnem simultaneamente as vantagens da madeira e do inox, através de inovação no material, no design e na tecnologia.
As serpentinas introduzidas no corpo das cubas de betão permitem controlar completamente as temperaturas com gastos energéticos inferiores.
É verdade que as barricas de carvalho também são termicamente isolantes e também permitem a micro-oxigenação.
Contudo, agregam ao vinho as características da madeira.
A madeira também é mais porosa, logo absorve mais vinho e, por isso, satura mais rapidamente.
Apesar de incluir as características tradicionais e originais próprias do material, o tipo de betão utilizado pela WiseShape em particular tem uma composição melhorada e actualizada que permite uma durabilidade superior.
Para além disso, os processos de limpeza são simples e não comprometem de forma nenhuma a total integridade do coração e estrutura de cada cuba.
Outra característica inovadora dos nossos depósitos de vinho é a possibilidade de quantificar todos os compostos químicos presentes no material através da espectroscopia de fluorescência por raio-x (XRF/FRX).
A quantificação da migração de cálcio para o fluido – segundo as normas europeias aplicáveis – é outra vantagem a destacar nas nossas WiseShape.”